Em um ambiente lúdico e adequado às necessidades de
cada faixa etária, transformamos o aprendizado num mundo de divertidas descobertas onde
a criança percebe a capacidade que tem de modificar o seu meio e o papel que nele desempenha.

No Exato, trabalhamos dentro de uma proposta baseada no desenvolvimento da criança
como um todo visando seu conhecimento e socialização. Neste contexto, a interação aluno, grupo e professor tem papel fundamental na construção da sua identidade e autonomia.

São objetivos do Ensino Fundamental I do Exato:
  • Garantir à criança oportunidades de formação de caráter, para que a sua auto-imagem sejapositiva e seu emocional equilibrado;
  • Incentivar a criança a tomar atitudes positivas com relação às pessoas e ao mundo,
    transmitindo o amor à vida numa conduta harmoniosa.
  • Favorecer o desenvolvimento físico, psíquico e cognitivo, estimulando a integração da
    criança ao meio em que vive
O mercado de trabalho exige, cada vez mais, profissionais
que aprendam a ser criativos e versáteis desde os primeiros anos de vida. No Exato Colégio
e Cursos, os alunos do Ensino Fundamental II desenvolvem:
  • Autonomia para aprender, por meio da leitura, da escrita e do raciocínio lógico;
  • Compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, dos patrimônios culturais da humanidade e dos valores sociais;
  • Conhecimentos e habilidades imprescindíveis à convivência familiar e social, de modo a contribuir para o bem-estar coletivo.

Nesse segmento tem-se como objetivo sedimentar o que foi ensinado no Fundamental I e preparar o aluno para chegar ao Ensino Médio pronto para desenvolver todo o seu potencial.

Valores e vínculos sólidos são busca e conquista permanentes, pois procuramos formar pessoas autônomas, preparadas para lidar com a diversidade e para a participação social competente, digna e responsável.

Na elaboração do projeto pedagógico, foram reunidos os melhores autores
para estabelecer relações entre as disciplinas, aproximar o ensino do cotidiano e associar
as inovações tecnológicas ao conteúdo programático.

Os conteúdos e as estratégias de aprendizagem capacitam o aluno para a realização de atividades nos três domínios da ação humana: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva, visando a integração de homens e mulheres no tríplice universo das relações políticas, do trabalho e da simbolização subjetiva.

Nesta perspectiva, incorporam-se como diretrizes gerais e orientadoras da proposta curricular as quatro premissas apontadas pela UNESCO como eixos estruturais da educação na sociedade contemporânea: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser. PCN´S-MEC)