Quais são as perguntas mais frequentes que recebemos

Todo início de ano letivo, recebemos muitas perguntas com dúvidas sobre assuntos das disciplinas, turmas, documentação, etc.etc. Selecionamos as mais frequentes e a respondemos aqui para você.

1) Qual a idade limite para cada nível?

1. Mini Maternal – 1 ano;
  2. Maternal I – Fazendo 2 anos até março;
  3. Maternal II – Fazendo 3 anos até março;
  4. Jardim I – Fazendo 4 anos até março;
  5. Jardim II – Fazendo 5 anos até março;
  6. 1º Ano do Novo Fundamental – Fazendo 6 anos até março.

Obs: Se a criança estiver fora de faixa e já frequentou o nível em outra escola, deverá ser analisado o caso junto à coordenação.

2)  Qual a proposta pedagógica do Colégio Exato?

A Escola desenvolveu o seu próprio processo pedagógico, visando uma aprendizagem significativa a partir de uma abordagem que leva em consideração o potencial do aluno e suas diferenças individuais.

Entendemos que o processo de aprendizagem é permanentemente construído e reconstruído através de experiências e trocas com o meio e com os outros indivíduos no âmbito social e cultural, e só tem sentido a partir do momento em que o sujeito, ao interiorizar uma informação, estabeleceu relações significativas com outros conhecimentos por ele já elaborados.
Criando esse contexto de aprendizagem, o professor tem intuição, também, de possibilitar o desenvolvimento da autonomia do aluno na busca do conhecimento, o que é fator determinante para seu amadurecimento pessoal e intelectual.
Essa composição de contribuições gera um ambiente de aprendizagem construtivo, em que o conhecimento não é tratado somente como único, individual, mas também como coletivo.

3) O Colégio Exato adota apostilas ou livros?

Na Educação Infantil, o Colégio Exato utiliza livros das Editoras FTD e Scipione.

No Ensino Fundamental I, utiliza os livros das editoras SM, Leya, Moderna, Saraiva e Scipione.

No Ensino Fundamental II, adota o Sistema de ensino Expoente, em que todo o material é elaborado de acordo com os vestibulares das grandes universidades e habilidades sugeridas no documento básico do ENEM.

No Ensino Médio, o Colégio Exato adota o Sistema de ensino Expoente (1ª série) e livros seriados e volumes únicos para a 2ª e 3ª série.

4) Qual o horário de entrada e saída dos alunos?

1. Educação Infantil – 07h e 11h – 13h e 17h
  2. Ensino Fundamental – 1º ano ao 5º do Novo Fundamental – 07h e 11h – 13h e 17h.
  3. Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano – 07h e 11h30 – 1 vez por semana aula até 12h20
  4. Ensino Médio - 1ª, 2ª e 3ª Série - 07h às 12h20 (Para a 3ª série, aula 1 vez por semana no turno da tarde)

5) Como é o controle da saída?

Os alunos não podem sair sozinhos, a não ser com a autorização formalizada dos pais. No caso de alunos sem autorização para saírem sozinhos e os pais não possam vir buscar, eles devem também formalizar quem será o responsável pelo aluno através de formulário padrão entregue na secretaria.

Os alunos da Educação Infantil e Fundamental I possuem carteirinha para o controle de entrega. O portador do aluno deverá apresentar esta carteirinha na saída para receber o mesmo.

6) O Colégio Exato começa a receber os alunos a partir de que idade?

A partir de 1 ano (desde que saibam andar).

- Até que série o Colégio Exato oferece?

3º ano do Ensino Médio.

7) Quais as áreas de lazer e atividades do Colégio Exato?

1. Biblioteca;
  2. Ginásio de esportes;
  3. Laboratórios de Ciências e Física; (Projeto 2012 - anexo)
  4. Área de vivência;
  5. Quadra multifuncional;
  6. Sala de psicomotricidade; (Projeto 2012 - anexo)
  7. Espaço de Artes e cozinha experimental (Projeto 2012 - anexo)

8) Como funciona a cantina da Escola?

No serviço de lanchonete da Escola há preocupação constante com a qualidade dos produtos oferecidos pela cantina, buscando realmente a melhoria contínua e, com isso, 100% de satisfação do cliente.

Na Educação Infantil orientamos os pais quanto a importância de uma alimentação saudável nessa faixa etária e sempre pedimos que seus filhos tragam lanche de casa, o mais natural possível.

A cantina tem a preocupação de oferecer lanches mais saudáveis e em seu cardápio, com exceção da coxinha e do enroladinho de salsicha, todos os outros salgados são assados em forno. Ela oferece, também, saladas de frutas, sanduíches naturais e light, gelatinas, iogurte, barras de cereal, sucos e água de coco.

QUALQUER OUTRA DÚVIDA, ESCLAREÇA POR FAVOR NO TEL: 83 3246-0701