natacao

OS BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Atualmente, o desenvolvimento da personalidade da criança tem merecido uma atenção especial dos pais e professores. A criança sofre mudanças no seu organismo durante o processo de crescimento e desenvolvimento, tais como: comportamento motor, afetividade, aprendizagem, percepção, etc.

Deve-se respeitar o desenvolvimento de habilidades básicas das crianças, pois se isso não for privilegiado é provável que a criança enfrente dificuldades para combinar habilidades de forma mais eficiente e adquirir habilidades mais complexas.

Com certeza, a natação infantil é o primeiro instrumento e o mais eficaz de aplicação da Educação Física no ser humano, bem como ótimo elemento para iniciar a criança na aprendizagem organizada, auxiliando também no desenvolvimento psicomotor e no processo de maturação.

Como primeira fase e talvez a mais importante destaca-se a adaptação ao meio líquido, para que a criança experimente e vivencie habilidades de estabilidade postural, proporcionando um domínio de movimentos corporais que levam a ótimas condições para uma boa respiração dentro d’água. Depois ela passa pelas outras fases do ensino da natação (como o aprendizado dos 4 estilos, por exemplo) com uma ampla gama de habilidades, tornando o processo de aprendizagem mais interessante e desafiador.

A natação contribui para um excelente desenvolvimento a nível motor, psíquico e social. É um esporte considerado completo, pois trabalha todos os mecanismos fisiológicos, como capacidade respiratória e sistema cardiovascular; tem papel fundamental na formação da personalidade e inteligência das crianças, além de ser um esporte que não tem idade para começar nem parar de nadar.

As aulas de natação são exclusivas para alunos da Educação Infantil e Fundamental I.

Procure a secretaria do Colégio exato para maiores detalhes.