Judô

Judo

Uma ótima opção para quem quer matricular seu filho em na atividade física extracurricular do Colégio Exato, é o judô para crianças. Trata-se de um exercício completo, que trabalha não apenas aspectos da formação motora, muscular e cognitiva, mas também o intelecto da criança. Todos esses benefícios levaram a Unesco a considerá-lo o melhor esporte para formação inicial de jovens de 4 a 21 anos.

Disciplina no judô para crianças

Talvez o primeiro dos benefícios do judô para crianças seja a disciplina. Como arte marcial e esporte, o judô tem suas regras. Para o objetivo ser conquistado – derrubar e/ou imobilizar o oponente –, há movimentos permitidos e outros proibidos, ou seja, não vale qualquer artifício.

A criança deve aprender a respeitar essas regras. Ela também vai ter que entender que o esporte não é apenas diversão. Para um melhor desempenho o atleta treina suas técnicas com bastante repetição de movimentos, para só depois aplicá-los em uma luta. O judô ainda induz conceitos morais como humildade, perseverança, tolerância, cooperação, respeito, coragem, compostura e cortesia.

Benefícios físicos do judô para crianças

Entre os benefícios físicos do judô para crianças, estão principalmente o desenvolvimento psicomotor dos pequenos, domínio corporal, flexibilidade, coordenação e aperfeiçoamento do reflexo. Como não é um esporte violento, o judô não exige um esforço físico que possa ser prejudicial ao desenvolvimento ósseo e de seus órgãos que, nessa idade, são bastante vulneráveis.

A prática dessa arte marcial melhora a postura e desenvolve habilidades que vão equilibrar seus impulsos naturais. A criança terá ótimas condições de dominar perfeitamente seus músculos e membros, trabalhando conceitos e movimentos como localização espacial, perspectiva, ambidestria, lateralidade, jogar, puxar, empurrar, rastejar, pular, rolar, cair e coordenação conjunta e independente de ambas as mãos e pés.

Benefícios mentais do judô para crianças

O controle total dos movimentos, no entanto, não é uma habilidade apenas física. Uma luta envolve concentração total e pensamento rápido. Um movimento errado em uma fração de segundo pode significar a derrota, caso o adversário tenha velocidade de raciocínio para se aproveitar da falha.

Assim, o equilíbrio mental para chegar a essa condição é fundamental. O judô também desenvolve a mentalidade de proteger o seu próprio corpo em situações difíceis, melhorando o autocontrole e autoconfiança. Fora isso, possibilita que as crianças enfrentem a timidez típica da idade, socializando com seus colegas.

Resultados

Estudos mostram que alunos de escolas que adotam o judô como esporte têm uma melhora significativa no seu comportamento, principalmente em relação à socialização. Crianças ociosas, que não praticam nenhum esporte, tendem a ser mais agitadas, com um menor poder de concentração. Essa paz de espírito da arte marcial japonesa talvez seja o seu maior benefício. Uma criança mais centrada e concentrada tem tudo para se destacar nos estudos.

Procure a secretaria do Colégio Exato para maiores detalhes.